Páginas

terça-feira, 21 de abril de 2015

Coca-cola

Há algum tempo, fiz um corte radical nos refrigerantes. Bebo Coca-Cola muito (muito) de vez em quando. Não faço publicidade à bebida. Hoje, venho falar do novo anúncio da companhia. Estamos habituados a que sejam imensamente inspiradores. Que se refiram à felicidade como algo naturalmente alcançável por todos. Embora estas coisas não sejam pão pão, queijo queijo, tenho que admitir que fiquei tocada com o anúncio que vi ontem na TV. Assistimos a três crianças que fazem perguntas aos pais acerca da família...não convencional. Uma mãe que é demasiado velha para ser mãe, um casal adoptivo e um casal homossexual. Estes pais acabam por perguntar aos seus filhos: se pudesses escolher a tua família, escolhias-nos a nós? Ao que as crianças respondem, com um grande sorriso na cara: SIM! Com isto, a Coca-Cola afirma o seu statement: a felicidade é sempre a resposta. Nesta felicidade estão incluídos todos os modelos de família.

A palavra convencional, neste contexto, irrita-me profundamente. O que é ser convencional? Ter uma papá e uma mamã?E um tio giro?E uma tia interesseira? A família é a base de muita coisa. Mas a família não vive do sangue que nos corre nas veias. A família são as pessoas que nos desejam e gostam de nós. São aquelas que nos acolheram, que nos educaram, que nos deixaram errar, que não fazem julgamentos porque o amor que sentem por nós é sólido. Todas as famílias são convencionais se assim o entendermos. Todas as situações são normais. As famílias não dependem de um número. As famílias, tendo em conta os pais, são: o pai e o pai, a mãe e a mãe, o pai e a mãe, o pai e a mãe, separados, a mãe, o pai. Não há coisa que seja tão normal, para mim, como isso. As famílias são emprestadadas. São as avós e os avôs, os tios, as tias, os primos, as primas. Sejam eles quem forem. Vivam eles como viverem. As famílias são os amigos. A família é tudo se a tivermos. Se gostarmos dela. Caso contrário, a família é pouco e não sabe a nada. Volto a repetir, a família não vive do sangue que nos corre nas veias.


Eu adoro a minha. Adoro que seja tudo, menos normal. E a vossa família?Como é? 



14 comentários:

  1. É uma mais-valia fazermos e decorarmos as coisas por nós. Eu aposto muito em projetos do it yourself. No meu quarto tenho imensa coisa feita por mim e que me inspira! Nós somos capazes :D
    A ideia das paletes é fenomenal :D

    Concordo em pleno com o escreveste!!!

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  2. As publicidades da Coca-Cola são sempre estupendas. E concordo com tudo, ponto por ponto, do que dizes.

    Um beijinho

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Realmente família e família seja como for nos amam e nos querem bem!!!
    Beijokas da Camila e Carol
    http://www.vamospapear.com/

    ResponderEliminar
  4. Experimenta ver a nova publicidade da Super Bock :)

    ResponderEliminar
  5. A coca cola arrasa nas propagandas.. Adorei seu texto <<3
    Um beijo

    Dicas para todas

    ResponderEliminar
  6. Já tentei deixar de beber Coca-Cola mas acabo sempre por ter uma recaída (uau parece que estou a falar de droga haha). Gosto imenso deste anúncio. É de louvar que uma marca com esta visibilidade tenha optado por transmitir uma mensagem importante em vez de algo ridículo como muitas fazem por aí.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que eu não sou muito viciada em coca, sério... É a primeira vez que visito o seu cantinho, e ao ver seus post gostei do jeito que você se dedica à ele. Já estou acompanhando seu trabalho. Miiil beeeijos!

    www.doceencontro.com

    ResponderEliminar
  8. Hola guapa..te acabo de conocer¿quieres que nos sigamos por GFC? me encantaría,te espero
    en:
    http://sonymingoss.blogspot.com.es/

    Besos;-))

    ResponderEliminar
  9. Gostei do post e do blog! :)
    Beijinho**
    Novo post no blog
    http://andreiiaad.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Concordo plenamente contigo e acho o anúncio muito bem conseguido! Apesar de não beber coca-cola porque não gosto há que dizer que os anúncios deles são sempre muito bons!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Concordo contigo a 100%. Além disso, é na "anormalidade" que vale apena viver :p
    Btw, também não bebo refrigerantes, nem sequer os sumos da compal :p
    xx
    Blog: adonadasushi.blogspot.pt
    Nova página: facebook.com/blogdadonadasushi

    ResponderEliminar
  12. Quando vi este anúncio, adorei o, está super bem conseguido e a mensagem passa sem dúvida :)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Também gostei imenso desse anúncio da Coca-Cola e concordo contigo!

    Beijinho
    Simply Pink

    ResponderEliminar
  14. Eu era exatamente como tu. Nunca tive problemas em vestir o que quer que fosse, desde que me sentisse bem. Ouvi imensos comentários por causa disso, o que me aguçava ainda mais a vontade de arriscar mais. Creio que te acontecia o mesmo, certo?! :P É como se fosse para picar e para não dar "aquele" gostinho que tanto queriam!
    Hoje em dia os miúdos perderam toda a personalidade. Só se identificam com o que os outros têm. É algo que me assusta imenso!

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar