Páginas

domingo, 7 de junho de 2015

Xixi de canto

Cheiros. O meu nariz sofre de sensibilidade extrema. O meu olfacto nunca me obedece. Obriga-me a cheirar coisas que não quero cheirar. Ainda o cheiro está a duzentos metros e eu já estou com moléculas odoríferas alapadas nas narinas. Nem os pêlos me conseguem ajudar. Se se tratar de um odor primaveril e intenso, segue-se um sequência de "atchins". Os olhos lacrimejam, o ranho aumenta e os lenços de papel diminuem. Caso de trate de odores nojentos e repugnantes, nem a boca/garganta se salva. Tapar o nariz não acalma a vontade de vomitar. O que não é, de todo, a melhor solução. Mais cheiro?Não, por favor. Assim sendo, declaro guerra às mil e quinhentas árvores com florzinhas cintilantes, às oliveiras, às flores giras nos canteiros, aos perfumes insuportáveis nos elevadores, aos cremes de corpo que deixam rasto, aos sprays, ao fumo de lareira, ao fumo de tabaco e ao ar condicionado. Declaro guerra ao cocó de cão no chão, às ervas daninhas mijadas, ao cheiro não tomo banho há anos no metro, às wc's públicas, aos restaurantes que só cozinham peixe frito e sobretudo, sobre mesmo tudo, ao xixi de canto com graffiti do símbolo da anarquia.

É dos cheiros mais reconhecidos na minha base de dados. Há, em todas as cidades, vilas e aldeias, um canto assim. Um canto, uma esquina, uma linha onde dois planos decidiram intersectar-se, que cheira a mijo. Podemos facilmente imaginar um ser humano a marcar, ali, o seu território. O xixi de canto não escolhe sexos. Pode ser um homem, com o bicho de fora. Este tem, normalmente, uma mão apoiada na parede. A outra, usa-a para fazer desenhos com o seu líquido divino. Pode ser uma mulher, com o rabo ao léu. Esta encharca, normalmente, os pés com mijo. Se tiver vestido calças ou collants, a tarefa complica-se. O equilíbrio é posto à prova. Pés bem assentes enquanto as mãos repuxam tudo o que é tecido. Mas calma. Vamos continuar com a minha teoria. Depois desta descrição visual, falemos de símbolos. Os cantos podem ter variadíssimas tags, rabiscos ou amoteh pipa 25/02/2010. Mas aquilo que mais têm, em quantidade, são os "ás" revoltados da anarquia. Imaginem o cenário bélico: mijada expressiva que desliza pela parede e escorre pelo chão, símbolo mal ou bem feito da anarquia, uma ou duas ervas daninhas daquelas que cheiram mal e, finalmente, o conhecido fuck the system. Acaba por se revelar algo bastante poético. Um manifesto. Um acto de revolta. Um vou mijar na vossa cara. Um poema visual que vive do nojo. Quando vos cheirar a xixi de canto, reparem se algum pseudo anarquista ali passou. E já agora, não pratiquem o xixi de canto mesmo que a anarquia seja a ordem!


20 comentários:

  1. Oh Meu Deus. O teu blog cada vez me fascina mais, juro!!! Tu fazes com nos consigamos ver as coisas numa perspetiva mais lúdica e de uma forma completamente distinta. De facto, nunca tinha pensado no "mijo" que tanto nojo me mete - assim como os escarros e cuspidelas no chão -, dessa forma tão brilhante!!!

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  2. Mais um excelente texto/reflexão! Também tenho o olfacto super apurado e realmente nunca tinha pensado no xixi de canto nessa prospectiva!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. rrsrs que coisa xixi no chao é demais nao importa aonde ,detesto srrs é incomodo pra quem fica passando e sentinho cheirinho ruim de xixi hummmm
    bjos da mel
    http://artmelzinha.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Também sou muito sensivel a cheiros!!

    xoxo, Sofia Pinto
    Morning Dreams | Facebook | Instagram | EscapeShoes

    ResponderEliminar
  5. Também tenho o nariz assim. Então há dias que choro feita madalena só por causa do nariz! bheck.
    E depois como tenho rinite crónica, é só fungar e espirrar, raios!
    xoxo
    BLOG // FB PAGE // BLOG'S GIVEAWAY

    ResponderEliminar
  6. É bom saber que não sou o único com um olfacto supersónico haha. No Verão ainda é pior. Os odores ficam mil vezes mais fortes, especialmente os de "necessidades".

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  7. I like your post, it's great as always :)



    xoxo
    NEW POST CLICK

    ResponderEliminar
  8. é mais uma falta de educação ,mais hoje em dia não espero isso de ninguém !
    Amei o blog ,tudo perfeitoo!

    Já seguindo! BEIJÃO!
    http://mestrelato.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Também tenho o olfato muito apurado, é ótimo por um lado mas bem desagradável por outro ahaha Bom saber que alguém entende. Adorei seu blog, muito diferente e criativo <3

    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  10. você escreve muito bem,caraca!!!!!! amei.
    unhas-e-livros.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Realmente é um incomodo passar por lugares assim, infelizmente não é todos que tem senso ou um banheiro por perto ;D

    http://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Um bom texto e bem reflectido :)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Texto maravilhoso amei minha mãe ela diz que sente
    cheiro de longe.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=eNNlFtDc1-o
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  14. Bem, uma vinda a França deve ser interessantíssima para ti (=

    ResponderEliminar
  15. Então já somos duas...eu também cinto o cheiro à distância!

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Identifiquei-me tanto contigo não tens noção! xD Adorei.
    beijinhos
    thefancycats.blogspot.com | GIVEAWAY

    ResponderEliminar
  17. Também detesto esses cheiros horríveis.

    http://thesunnysideoflifeblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. LOOOOOL "Acaba por se revelar algo bastante poético. Um manifesto. Um acto de revolta. Um vou mijar na vossa cara"

    Concordo, subscrevo e vá-lá que se ficaram pelo xixi.

    Beijinho,
    www.teoriadetudosobrenada.com

    ResponderEliminar