Páginas

quinta-feira, 9 de abril de 2015

A batata amiga

Oito da manhã. Algures no passado. Estava eu a acabar de enfiar a cabeça pela gola da camisola quando, de repente, oiço o telemóvel tocar. Minto. A vibrar. Do outro lado, uma voz estridente e desesperada: traz-me uma batata por favor, traz-me uma batata! Era apenas uma das minhas amigas. Louca. Porque raio quereria ela, tão cedo, uma batata? No liceu? Com o mesmo tom e sem se sentir 1% mais calma, explicou-me: acordei com o olho inchado e preciso de uma batata. Já saí de casa e preciso que me tragas uma batata, ou duas, não sei. Ai, estou tão mal. Acabei de me vestir, tomei o pequeno-almoço e, se bem me lembro, devo ter tomado um comprimido para as alergias. Era primavera. Mal pus um pé fora de casa, voltei a puxá-lo para dentro. Dirigi-me à cozinha, ao balde das batatas e lá parti uma ao meio. Ao chegar ao liceu, tiro o saco secreto da minha mochila e apresento a batata heroína à Citrina. Ainda nem lhe tinha visto o olho. Quando olhei para ela, sentada, moribunda, de casaco branco e olho preto, não resisti. Ri-me e gozei com ela como só uma amiga tem direito a fazê-lo. Depois, em modo mãe, ajudei-a com a batata e aconselhei-a a não dormir com a cabeça enterrada nas almofadas. Claro que, sendo ela um citrino dramático, quando percebeu que estava melhor desfez-se da batata para ninguém a ver. Tal como algumas pessoas se desfazem de nós quando a nossa ajuda foi tão valiosa. Ainda hoje nos rimos do episódio batatal. Jamais esqueceremos como a batata (e o pepino) têm efeitos tão calmantes para tratar os inchaços e as olheiras. Traz-me uma batata, traz-me uma batata…


1 comentário:

  1. Essa da batata não fazia a mínima ideia! É óptimo saber destes truques ;)

    beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar