Páginas

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Allan Poe

Histórias Extraordinárias reúne contos, entre 1833 e 1945, de Edgar Allan Poe. Este génio atormentado e invulgar, é hoje reconhecido como o grande percursor dos contos policiais, do terror gótico e da literatura fantástica. Todas as personagens fazem parte do próprio Allan Poe. Todas elas são igualmente doentias e apaixonantes. Assim sendo, a personagem de Poe, sempre a mesma, é capaz de transmitir uma série de sentimentos que, por si só, não existem. Eles dependem do sobrenatural, da razão, da natureza, do absurdo, do horrível, da loucura, do homem. Penso que esta personagem está interiorizada em cada um de nós. Chegamos a viver situações extremas que nos levam a conhecer o outro lado da mente. Tal como Poe, o alcoólico e louco, também nós somos capazes de rir com a dor e chorar lágrimas que não partem do coração. Aconselho a leitura destes contos pela tentativa de atingir a mente perturbada do autor, visto que é possível comprovar os seus traços íntimos. São mais do que simples histórias assombrosas. Eles retratam também experiências do ser humano, acompanhado pela morte e por uma forte e violenta imaginação. Apesar de, muitas vezes, nos causarem arrepios, são uma grande fonte de inspiração e energia. Celebremos a loucura!

Os homens chamaram-me louco; mas está ainda por estabelecer se a loucura é ou não a mais suprema inteligência, se muito do que é glorioso, se tudo o que é profundo não provém de uma enfermidade do pensamento - de modos do espírito exaltados em detrimento do intelecto geral. 



8 comentários:

  1. Adoro esse tipo de post, tem tudo haver com Psicologia <3
    Não conhecia e adorei.
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderEliminar
  2. Great and interesting post, Isa. He really was one of the greatest back then.
    kisses
    Lenya
    FashionDreams&Lifestyle

    ResponderEliminar
  3. É sem dúvida um autor fascinante. Gosto especialmente do "The Black Cat" :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  4. Great post
    would you like to follow each other?
    I'll follow back after it

    . www.miharujulie.com

    ResponderEliminar
  5. Meu professor tinha comentando sobre esse autor comigo porque sou apaixonada com contos policiais, agora, vou pesquisar mais sobre ele, me pareceu muito interessante.
    Nova seguidora (:

    http://makingcolorfilm.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia mas parece ser muito bom!

    Beijinho
    Simply Pink

    ResponderEliminar
  7. I'm already following you

    www.miharujulie.com

    ResponderEliminar
  8. Ninguém entende o louco porque simplesmente não tem capacidade cerebral para conseguir atingir mais do que aquilo que ele próprio conhece. adoro mm este teu blog ;)

    http://insporcelain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar