Páginas

terça-feira, 12 de maio de 2015

Brinco de Pérola

Hoje venho falar de várias coisas acerca da mesma coisa. Estudei História da Arte durante quatro anos. No secundário, é ensinada tendo em conta uma linha temporal de períodos históricos e estilos artísticos. Discordo desse método de ensino mas isso agora não importa para nada. Quando comecei a estudar, intensivamente, o estilo Barroco (séc. XVII), deparei-me com a obra do pintor holandês Johannes Vermeer. Faz parte dos nomes mais importantes dessa época, ao lado de Rembrandt. Principalmente por ambos terem testemunhado o florescimento cultural da Holanda. Uma das principais obras de Vermeer é Rapariga com Brinco de Pérola (1665). Destaca-se o fabuloso tratamento da luz. Criou-se um enorme mistério à volta deste quadro e da rapariga nele retratada, o que tem servido de inspiração para a ficção em várias áreas.


Tracy Chevalier escreveu um livro intitulado Rapariga com Brinco de Pérola (1999). Inspirada pelo quadro, desenvolveu uma história onde envolve a rapariga com o pintor. Foi capaz de criar uma história para além da pintura. Tentou ver além dos pigmentos e inseriu Griet num ambiente misterioso e frio. Criou-lhe um nome, deu-lhe uma vida, uma família, um trabalho, um turbante e um par de brincos e pô-la a posar para Vermeer. Griet começa a trabalhar na casa do artista, como empregada. É um trabalho duro. Mais tarde, passa a ajudá-lo no seu atelier. Fica fascinada com os materiais, com os quadros, com os novos dispositivos ópticos (câmara escura) e com o próprio génio. Posa para ele e morde os lábios, com toda a força, para que pareçam mais carnudos e vermelhos. Griet representa a inocência, abusada física e psicologicamente por todos mas, também representa a inspiração de um génio, o crescer da criatividade…sendo ela, no fim de contas, apenas o seu modelo, podendo ser qualquer uma. O resto, só lendo. Aconselho a sua leitura porque, além de ficcionarmos acerca deste quadro enigmático, somos, obrigatoriamente, inseridos num contexto histórico onde a criação artística era uma realidade. Lemos descrições processuais relativamente à pintura da época que correspondem à verdade.

Ele via as coisas de uma maneira que as outras pessoas não viam, de tal modo que uma cidade na qual eu vivera a vida inteira me parecia um lugar diferente, e que uma mulher se tornava bela com a luz a incidir-lhe no rosto.

O filme (2003, Peter Webber) com o mesmo nome, foi, por sua vez, inspirado no livro. É um bom complemento à leitura. Não foge às descrições nem à simplicidade dos ambientes, antes lidos. Colin Firth, Scarlett Johansson e Cillian Murphy, nos papéis principais. Vale a pena, caso tenham interesse pelo mundo da arte!


16 comentários:

  1. Que legal! Não conhecia o quadro e a história em volta dele.. Adorei!
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderEliminar
  2. Nossa gostei muito de saber a história desse quadro flor amei seu post e vi agora o vídeo, gostei mesmo até do filme.
    linda tem post novo, se puder ver
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. É engraçado como à volta de um mesmo quadro conseguimos imaginar um sem número de cenários e de histórias que poderão estar por detrás do mesmo. Tanto o livro como o filme parecem ser interessantes.

    ResponderEliminar
  4. OI Isa!!

    Adorei este post, estudei um pouco de História da Arte também, e realmente essa obra é super comentada em classe, Gostaria de ler esse livro sim, e depois assistir o filme!

    Bjinhos
    JuJu
    As Besteiras Que Me Contam

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia o enquadramento dos brincos de pérola, mas adorei saber :)
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | YOUTUBE CHANNEL |

    ResponderEliminar
  6. Por acaso adoro tudo o que envolve este tipo de história :)

    www.thestyland.com

    ResponderEliminar
  7. Que maximo amei esse quadro é maravilhoso, historia
    maravilhoso arrasou na postagem sucesso.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=3xZdo8xMv34
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  8. Adorei saber a história!

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Já vi o filme! O mundo da arte interessa-me tanto. *.*

    ResponderEliminar
  10. Também tive história da arte, mas não gosto nada! xd
    Beijinho**
    Novo post no blog
    http://andreiiaad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. não conhecia...
    xoxo
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Que belo post! Eu conhecia o quadro, porém desconhecia sua história!
    Beijos e beijos

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  13. Conheço o quadro e li livro e vi o filme :)
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Conheço o quadro e tenho conhecimento do livro não sabia do filme tenho de ver o filme adoro arte.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Fiquei curiosa em relação ao filme. Gosto de filmes históricos!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  16. Ahahah, também digo "ponto" e também tenho tido imensa sorte com estas peças em saldos. Fico espantado por não desaparecerem tão facilmente :P Adoro o facto de termos imensa coisa em comum!! ahahah

    Deixaste-me super curioso. Conhecia o quadro mas não o filme e a sua envolvência. Terei de ver, de certo :P

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar