Páginas

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Grand Central

Grand Central 2013 Rebecca Zlotowski

No filme Grand Central, o jovem Gary, que nunca andou de mãos dadas com a sorte, começa a trabalhar numa Central Nuclear em França. É um trabalho de risco. Mas, pelo menos, é um trabalho. Os homens e mulheres que lá trabalham vivem numa pequena comunidade, à qual Gary se junta. Alertam-no para que tenha cuidado pois, no núcleo dos reactores, o nível de radiação aumenta. Ao mesmo tempo, sentem-se orgulhosos por levar a energia até às pessoas. Pois. A bela Karole compara o efeito da dose de radiação ao seu beijo. Diz-lhe : Vês? Sentiste tudo. Medo. Inquietação. Visão desfocada. Tonturas. Pernas bambas. É a dose. É o efeito da dose. Apaixonar-se por ela é, talvez, a sua maior contaminação. Tanto na central nuclear como na relação que desenvolvem, todos os dias passam por um constante perigo. Cria-se uma excelente analogia entre o amor e o perigo de vida. Há séculos que estas duas coisas vivem juntas. 
Entre alguns acidentes, Gary tem poucas oportunidades para continuar o seu trabalho. O seu nível de radiação deve estar sempre baixo. Caso contrário, será despedido. Ele e todos aqueles que não cumprirem as normas. Quando os níveis são muitos altos, ouvimos choros e desespero. Mas, não fazemos ideia do seu motivo. O que é pior? Perder um emprego, que, por muito mau que seja, nos sustenta, ou ter radiação no corpo? Não pergunto qual o melhor. Apenas, qual o pior? 

Tahar Rahim (Gary ) & Léa Seydoux (Karole)
Adorei este filme. É de uma simplicidade extrema, o que o torna bastante complexo. Aborda uma realidade que raramente nos ocupa o pensamento. Mostra-nos a vida de quem a arrisca todos os dias. Além disso, identificamo-nos com um amor impossível que não pede muito. Basta sê-lo. Como os Faith No More cantam na música We Care a Lot: well, it's a dirty job but someone's gotta do it.




18 comentários:

  1. Não conhecia...vou espreitar o trailer.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia :)

    xoxo, http://eighteenshadesofglitter.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. I haven't seen this movie, yet. Sounds like a good one.
    xox
    Lenya
    FashionDreams&Lifestyle

    ResponderEliminar
  4. Eu gostei do Trailer e o que você escreveu, vou anotar para ver ele online rsrs
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. i see the trailer the first time ,but looks interesting!
    Can we follow each other? i follow now :)

    kisses <3

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia, mas fiquei com imensa curiosidade em ver.

    http://thesunnysideoflifeblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia esse filme , vou ver se acho no Netflix ou no Mega Filmes ^^

    www.nataliloure.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia, mas agora quero mesmo ver este filme!

    R: Ahahah, nunca se sabe :) Confirma-se que era um saco da Primark e que no final ficou feito em pedaços (na foto já se notam algumas alterações artísticas). Estou mortinha para lhe dar miminho. Como se chama a tua?

    ResponderEliminar
  9. Parece-me ser muito bom, adoro este tipo de histórias!
    xx, www.flu-ffy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. A sério? Eu não tenho uma Snow, mas tenho um Snow. É todo cinzento com patinhas brancas, ficou Snow porque parece que andou na neve. Os meus pais adoptaram-no no Verão.

    ResponderEliminar
  11. não conhecia, preciso baixar esse filme, de fato é uma pergunta bem complicada para responder "o que é pior?" eu ainda to pensando por que, por um lado voce precisa do emprego e pelo outro você está contaminado... eu nem sei o que responder mas vou baixar para poder assistir na casa da minha amiga, nós vamos fazer uma sessão de cinema então, haha vou baixar pra assistir com ela \o/
    seguindo, visita se quiser † Inocentemente Ingênua †

    ResponderEliminar
  12. Não conhecia o filme mas gostei do enredo.
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Foi por isso que optei pelas Caribbean. Achei-as mesmo irreverentes porque aliam o mundo das alpercatas às jelly normais... Também fiquei com o olho nas Lesser Black Matte como tu :P São lindas!!!

    Com a vossa preciosa ajuda já tenho uma lista quase sem fim de filmes que tenho de ver. Pelo que li deste parece mesmo ser fantástico.

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  14. Não conhecia o filme mas gostei da historia :)
    http://cantinhoandreya.blogspot.pt/

    ResponderEliminar