Páginas

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Os Extâses


Digo-vos uma coisa: de santa não tenho nada. Talvez a minha cara pálida e o ar cândido que tenho vos enganasse. Fica esclarecido que não sou santa. Hoje vou falar de duas giras que, de santas também não deviam ter muito. Bernini foi um artista barroco. Destacou-se na escultura pelo seu trabalho exímio. Trabalhou, principalmente, em Roma e no Vaticano. Grande parte das suas obras foram encomendadas por papas. 
O Êxtase de Santa Teresa (1652) representa Santa Teresa de Ávila no momento da aparição do anjo. Não, não foi o Gabriel. Esse foi à outra. Já vos explico. A Teresa (permitam-me tratá-la por tu) foi uma freira da ordem carmelita. Sempre foi uma pessoa bastante mística e espiritual. Certo dia ficou doente. A doença alastrou-se durante alguns anos e a pobre santa começou a ter alucinações. Estas traziam consigo o pecado, o afastamento de deus mas também a sua enorme proximidade. As suas visões eram altamente descritivas. Uma delas foi com um anjo. Ela afirmou ter visto um anjo prestes a lançar-lhe uma seta. Aqui está a sua descrição:

Eu vi em sua mão uma longa lança de ouro e, na ponta, o que parecia ser uma pequena chama. Ele parecia para mim estar lançando-a por vezes no meu coração e perfurando minhas entranhas; quando ele a puxava de volta, parecia levá-las junto também, deixando-me inflamada com um grande amor de Deus. A dor era tão grande que me fazia gemer; e, apesar de ser tão avassaladora a doçura desta dor excessiva, não conseguia desejar que ela acabasse...

E então?Parece uma passagem sufocante de sexo, não é?Bernini esculpiu esta ideia com grande virtuosismo. Não a despe, atira-lhe as vestes para cima. Põe-na numa posição de entrega. Põe-lhe um dos pés e uma das mãos para baixo, soltas, livres. Abre-lhe a boca e quase lhe fecha os olhos. E assim está pronta para ser penetrada pela seta de um anjo, cujo sorriso nada tem de inocente. 

Em 1971, Bernini começou a esculpir a beata Ludovica Albertoni. Só entrou para a ordem Franciscana depois de ficar viúva. O conhecimento do prazer carnal distingue-a da Santa Teresa. A sua posição revela, também, bastante erotismo. A expressão é semelhante. Aqui é acrescentada uma mão num dos seios. O corpo acaba por estar, igualmente, tenso e relaxado. A sua postura submissa atribui-lhe um carácter solitário. 

Se nos apetecer ir mais longe, poderíamos falar de sexo, no primeiro caso e masturbação, no segundo? Talvez. Mas antes, vamos esclarecer algumas coisas.


















A História entrega-nos as duas partes. Qualquer católico fundamentalista (ou não) nos poderá dizer que estamos errados. Que, em ambos os casos, é óbvia a comunhão com deus. Que a dor das santas é meramente espiritual. Que a sua entrega é divina e eterna. E que nós, modernos, temos a mania de orgasmar tudo. E eu refuto dizendo o seguinte: naquela época (e na imensidão de épocas anteriores e posteriores) ninguém era indiferente ao sexo. À sua prática e exploração. E disto, Bernini tinha conhecimento. A elevação das almas de ambas corresponde sim à elevação do corpo. Porque eles não se separam. Fazem parte um do outro, quer tenhamos a espiritualidade ou a sensualidade em mente. Como eu sempre digo, cabe-nos a nós interpretar as obras de arte. Conhecer o seu contexto, sempre. Mas dar uso aos olhos e às emoções não custa nada. Olhar para o belo mármore esculpido por Bernini e ver, nos extâses, aquilo que vemos simplesmente.

20 comentários:

  1. A Zara também me cativa imenso só que o preço logo me demove de algum tipo de compra. Custa-me dar imenso dinheiro por uma t-shirt lá, por exemplo... Acho absurdo :p
    Gostaste mesmo?! São giras não são?

    Concordo plenamente. Creio, até, que de todos os hipermercados o Lidl é dos poucos que não estagnou e que sempre tentou incluir a melhor qualidade. Acho que tem conseguido isso a olhos vistos :D

    Estou espantadíssimo :o Eles eram piores que nós ahaha
    Mas, o que é certo, é que as esculturas estão belíssimas!

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  2. Estas estátutas estão mesmo fantásticas, é incrivel como uma imagem estática e de pedra pode ter tanto dinamismo e expressão! :)

    beijinhos
    Pretty Little Stories

    ResponderEliminar
  3. Que bela história e belas obras de arte <3
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderEliminar
  4. adorei o post! as esculturas estão maravilhosas :)

    ResponderEliminar
  5. Nossa... o melhor comentário que eu posso colocar aqui é "UAU"
    Sou fascinada por arte... olha como o tecido é esculpido!! Parece leve!!
    Adorei!! Linda arte que você escolhei para falar!

    Bjinhos
    JuJu
    As Besteiras Que Me Contam

    ResponderEliminar
  6. Ora aqui uma perspetiva interessante da coisa e que realmente conseguimos desvendar nesta arte. Adorei, foi um post diferente de tudo o que já tinha lido!

    ResponderEliminar
  7. Belo post, lindas esculturas.
    Beijos

    http://tendenciateenoficial.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  8. Adorei o post Isa!! Achei bem legal a historias e as estatuas
    Beijokas da Camila e Carol
    Linda segunda pra ti :*
    http://www.vamospapear.com/

    ResponderEliminar
  9. Fico sempre fascinado com este tipo de factos. Não é novidade nenhuma que a maior parte dos membros da Igreja de santinhos não têm nada. Tens razão, se a primeira estátua dá a ilusão de sexo, a segunda é quase evidente que se trata de masturbação. Chocante haha.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  10. Sou facinada pelo significado dessas estatuas

    Beijos

    Melhor Metade

    ResponderEliminar
  11. Post incrível, adorei a historia ♥

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  12. Uma ótima semana! Beijos

    http://www.lestyledelanny.com

    ResponderEliminar
  13. Estás estátuas são bem fascinantes desde o seu trabalho em que são feitas desde a sua história são brilhantes.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Não conhecia seu blog, adorei!

    xx
    Mari Ribeiro
    www.batomdecereja.com

    ResponderEliminar
  15. Dica maravilhosa arrasou, tenha uma semana abençoada.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=eNNlFtDc1-o
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. Que interessante não conhecia a história envolvendo as estátuas de Bernini, mas são belíssimas ;D

    http://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  17. Adorei seu blog!!! Estou te seguindo! ;)
    Um grande beijo!

    Reinvente-se!

    ResponderEliminar
  18. Sabes que infelizmente ainda existe imenso tabu no que concerne aos Homens usarem cremes e cuidarem mais de si. Eu, pessoalmente, não vejo problema nenhum. Gosto de ter os meus pequenos (porque também não gosto de despender muito tempo) rituais de beleza e de estar a mimar-me :P
    Eu sou meio viciado em perfumes e confesso que a Calvin Klein me cativa muito nesse apesto!!
    Os da Yves Rocher de mulher costumam ser ótimos!!!

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar