Páginas

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Psycho | Bates Motel

O filme Psycho (1960) de Alfred Hitchcock, baseado no romance de Robert Bloch, é a "mãe" dos filmes de terror. Antes de o filme ser lançado, criou-se uma vaga de mistério pois era anunciado que Hitchcock iria surpreender. A maior parte das pessoas desconheciam a história. Todas as cópias dos livros tinham sido compradas. O enredo e o seu final permaneceram guardados até, finalmente, serem revelados ao público. Psycho marcou a sua época e abriu portas a outros filmes. O terror psicológico, a violência e a sexualidade passaram a ser mais aceites no cinema. O famoso grito no chuveiro ficou na História e tem influenciado milhares de pessoas, não só no cinema, mas também nas outras artes. É-nos apresentada a vida da secretária Mary numa imobiliária. Frustrada, decide roubar dinheiro à empresa e foge. Na sua fuga, fica hospedada no Bates Motel, onde Norman Bates trabalha. Norman aparenta ser tímido e submisso. Aparenta viver na sombra da sua mãe e do motel. Mary acredita tê-los visto a discutir. Mary é assassinada...pela mãe. Não. Por Norman. Porquê? Porque este vive uma das mais macabras e inquietantes fantasias. Mantém o corpo da sua mãe, morta há dez anos, em casa. E faz-se passar por ela. Vive numa constante troca de personalidade. Confunde os pensamentos (antigos) da mãe com os seus. Não sabe o que é verdade. A sua mente apaga-se e reanima-se com o incentivo de alguém que já cá não está. Mas que, ainda assim, vive na sua mente como imperativo dos seus crimes.

Bates Motel é uma série inspirada no Psycho, que conta já com três temporadas. É um retrato contemporâneo da relação de Norman e Norma Bates. Mas a história começa no momento em que Norma compra o Bates Motel e ambos se mudam para a casa ao lado. Aqui, são visíveis os blackouts que Norman tem. A sua mudança de personalidade e os seus crimes, dos quais não tem consciência. O seu apego à mãe é desconcertante. A relação entre ambos é forte. Vemos um filho doentio, atraído pela própria mãe. Como se ela fosse a única mulher do mundo. Norma vive num medo constante pois nunca sabe até que ponto Norman pode ir quando fica, pensamos nós, inconsciente. A série conta ainda com jogos de poder numa cidade pequena, que é economicamente dependente de campos de marijuana. Segredos em todo o lado. Vale a pena ver!

Norman Bates | Psycho | Bates Motel



17 comentários:

  1. Gosto deste género de filmes e tenho este na minha lista para ver :)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Já vi o filme e é incrível! Não conhecia a série e fiquei interessada <3
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderEliminar
  3. Damn, já tinha planeado um post sobre isto mas foste mais rápida haha! Gosto imenso do filme, e a série não lhe fica atrás :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  4. Nunca vi o filme! Mas gostei
    http://daniellaalessandra.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida. Confesso que, a início, estava séptico em relação ao livro mas após ler as primeiras páginas logo demovi a ideia. É um livro que deve ser lido com mente aberta porque o autor também é adepto da ironia. Quem sabe um dia eu faça um giveaway do livro para vos dar oportunidade de ler! :D

    Juro que um dia destes me prendo a uma série. Esta pareceu-me fantástica :D

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  6. Interesting post!
    Have a nice day,
    xoxo
    http://stylishpatterns.blogspot.com.es

    ResponderEliminar
  7. Podem me julgar mais não gosto de filmes assim, Deus me livre,morro de medo hahahaha
    Beijokas da Carol e da Camila :*
    www.vamospapear.com

    ResponderEliminar
  8. Olha não conhecia essa série! Vou ter de ir pesquisar!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Conhecia o filme apesar de nunca o ter visto, mas desconhecia a série.

    ResponderEliminar
  10. Tenho de ver isso. Amei o filme e na altura comecei a ver a serie mas fiquei um pouco desiludida e parei. Acho que vou dar outra oportunidade ^^

    ResponderEliminar
  11. Oh my Psycho, that's such a classic. Thank you so much for dropping by my place and leaving such a nice comment. Following back on GFC #40 Please keep in touch.
    xox
    Lenya
    FashionDreams&Lifestyle

    ResponderEliminar
  12. Sinistro, mas tenho a certeza que me vai prender :)

    Daniel Wellington giveaway - www.mykindofjoy.com

    ResponderEliminar
  13. Nunca vi :)

    xoxo, http://eighteenshadesofglitter.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Tenho tanta curiosidade em ver a série. Desde aos actores à historia em si. Apenas ainda não tive tempo.
    xx
    Blog: adonadasushi.blogspot.pt
    Nova página: facebook.com/blogdadonadasushi

    ResponderEliminar
  15. Confesso que não conhecia o filme, tenho um conhecimento cinematógrafico bastante limitado, mas parece fazer bem o meu gênero. Quem sabe eu assista.
    Beijos.
    http://coisinhasdamiia.blogspot.pt/?m=1

    ResponderEliminar
  16. Deixas-te me curiosa adoro esse género de filmes!

    http://tudosobretudon.blogspot.com/

    ResponderEliminar