Páginas

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Gimme Shelter | Filme

Gimme Shelter | 2013 | Ronald Krauss

Baseado numa histórica verídica, Gimme Shelter é um daqueles filmes que nos faz saltar lá para dentro e sentir aquilo que vai à flor da pele das personagens. Não é um filme difícil mas é dramaticamente real. Conta a história de Apple (Vanessa Hudgens), uma adolescente que nunca recebeu gratidão na vida. Só o sentimento de abandono e desprezo por parte das outras pessoas. A mãe June (Rosario Dawson) é a descrição viva da má mãe. Viciada em drogas, gasta todo o dinheiro da pensão de alimentos para alimentar o seu vício. O filme começa com Apple a fugir de casa, na esperança de encontrar o seu pai. Mas o papá já vive feliz numa mansão, com a sua nova família. E Apple não é propriamente a menina bonita no retrato familiar. Ainda assim, permanece em casa do pai até este e a madrasta descobrirem que ela está grávida. Depois de um acidente de carro, Apple é encaminhada para um abrigo de jovens mães. À medida que vai erguendo a sua autoestima, começa a desenvolver laços com as outras mães. Vale a pena ver!

Fiquei fascinada com o desempenho de ambas as actrizes. Agarram-se à sua nova forma física de um modo incrível. Fizeram-me acreditar nas cicatrizes do corpo e nas da alma. É um bom filme para quem não se importa de sentir a dor dos outros. Se estiverem atentos, irão perceber que há muitas mais Apples do que imaginamos. É uma realidade cruel. Saber que há imensas adolescentes perdidas e entregues à rua pelos próprios pais. Também é cruel o modo como fechamos os olhos a estes problemas. Fingimos não ver porque temos mais em que pensar. Ou então porque não temos pena destas jovens. Porque estão grávidas porque querem. Porque são ignorantes e irresponsáveis. Querem que vos diga a verdade? Sim, há uma percentagem de jovens estupidamente irresponsáveis. Mas isso não faz delas menos humanas. E nem faz delas a regra. E nem lhes sai o feijão que carregam no útero quando estalam os dedos. E não acontece só às coitadinhas e drogadas, como tanta gente faz questão de salientar. Acontece a qualquer jovem. E nem todas têm o apoio dos pais, dos amigos e do namorado (caso o seja). Com tudo isto, é de louvar que existam centros e abrigos que as ajudam a preparar-se para a maternidade (caso não queiram interromper a gravidez). Não só lhes concedem um biberão e uma chupeta, como as motivam e ajudam a encontrar trabalho para que se possam tornar financeiramente independentes. Para que possam cuidar do filho(a) como todos fazemos/faremos. É fascinante como tão pouca e má vida se transforma em duas vidas. Com sucesso, se formos optimistas. Se conhecerem alguma Apple, estendam-lhe a mão. Não a deixem na berma da estrada. Indiquem-lhe o caminho. Por vezes, é suficiente para que consigam andar sozinhas.

22 comentários:

  1. Eu como não tenho grande oportunidade de ir às compras, tento sempre comprar peças que já me sejam úteis na estação seguinte... Assim acabo por poupar algum dinheirinho :P Eu perco-me é por sapatos ahahah mas pronto, tudo passa nesta vida :P

    Não conhecia o filme mas está na lista dos que tenho, obrigatoriamente, que ver. Pela tua descrição e crítica senti-me completamente lá dentro. Quase que podia dizer que pertencia ao enredo. Parece mesmo ser fabuloso até porque retrata um tema bem atual!!

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  2. Deve ser um filme tocante.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. I haven't heard about this film before, but it sounds interesting!

    http://crafty-zone.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Tem uma história muito boa!
    Beijinhos
    http://asaiaazul.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Quero ver o filme, sem qualquer dúvida. Quando às tuas palavras, acertaste em cheio!

    ResponderEliminar
  6. Com toda a certeza é um filme que irei ver!!!!
    Gosto bastante dessas historias, para dar valor ah vida que tenho!
    Queixamo nos por vezes sem necessidade nenhuma.
    http://aminhavidaaos26.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Parece ser uma história bem forte e interessante! Não tinha ouvido falar deste filme, tenho de ver!

    http://www.fineclic.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Já vi este filme e adorei. A performance da Vanessa Hudgens deixou-me no chão e tocou-me mesmo, acho que chorei imensas vezes no filme, está cru e real como eu gosto. x

    ResponderEliminar
  9. Adorei a dica, parece ser um filme incrível!
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderEliminar
  10. Quando o filme saiu fiquei bastante curioso em ver a Vanessa Hudgens num papel mais a sério. Acabei por deixá-lo esquecido, mas quero muito vê-lo :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  11. Isa
    Amo filmes assim, vou procurar para assisti-lo.

    Obrigada por compartilhar.
    Bjos
    http://www.dmulheres.com.br

    ResponderEliminar
  12. Nunca tinha visto falar desse filme, pelo menos não lembro, mas parece ser daqueles que a gente termina de assistir com uma sensação não muito boa.
    Parece ser drama né?

    www.viniseoutrascoisas.com

    ResponderEliminar
  13. Tenho de ver!
    Beijinho*
    Novo post no blog
    http://andreiiaad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Ótima indicação
    anotado pra assistir
    boa semana!

    ResponderEliminar
  15. ainda não tinha ouvido falar deste filme, mas agora que li este post fiquei super curiosa! parece um filme bem interessante :)

    ResponderEliminar
  16. Nunca assisti um filme com a Vanessa Hudgens, acho que nunca a lei muito a sério pra falar a verdade. Achei a história bem interessante, ela parece mesmo ter se entregado ao papel! Vou tentar assistir.

    beijo
    www.belatriz.info

    ResponderEliminar
  17. Filme maravilhoso amei, tenha uma semana abençoada.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=eNNlFtDc1-o
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  18. Não conhecia fiquei bastante curiosa :)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar