Páginas

terça-feira, 31 de março de 2015

A gata performer

A minha gata tem 9 meses. É uma criança ainda. Mas eu, como qualquer mãe que ama as suas crias, desde cedo lhe comecei a ver talentos. Artista de circo, cópia de suricata, futebolista, maratonista, etc. Com o tempo fui-me apercebendo que, para ela, isso não passavam de hobbies. Cansava-se e rapidamente voltava para uma das suas mantas, onde passava horas a dormir. Farta que a gata dormisse em qualquer lado (vivemos em democracia bem sei), fiz-lhe uma caixa em papelão. Aí coloquei a manta cor-de-rosa dos 3.99€ e implorei aos deuses egípcios que se tornasse o "spot" preferido dela. Nessa noite, fechei a porta do meu quarto. Custou-me mas também gostei de pensar que ela estaria toda contente na sua nova cama...na cozinha. Quando acordei e fui, ainda a dormir, até à cozinha, deparei-me com uma caixa de papelão 50x30cm, em mil ou mais pedaços. Não gostou. Voltámos à mesma rotina. Dias depois, fez o mesmo com postais que tenho colados na parede. E durante sei lá eu quanto tempo, fez o mesmo com mais postais, revistas, talões, caixas de comida, cadernos, desenhos, etc. 
Foi então que comecei a perceber o verdadeiro talento da micha. Uma artista plástica com um conceito muito forte de performance. Adopta sempre o mesmo material, papel. O formato, cor, forma e utilidade são-lhe irrelevantes. Interessa apenas que tenham a característica de se desfazerem em flocos de neve,  Depois, o seu lado performático entra em acção. Morde, abana, rasga, perfura. Sente a raiva, a destruição, a vontade de sentir. A obra nasce e morre no mesmo momento. Também ela é a obra. A acção sobre o material. A artista retira-se. O resultado? Laivos de papel num cenário onde o espectador é envolvido. 
Nessa fase, passo-me da cabeça, grito o nome dela e tento dar-lhe uma "nalgada" (sim, uma nalgada) antes que ela se esconda. Depois, toda eu humana dominada pelo animal de estimação, pego na vassoura e na pá com ar derrotado. Porém, feliz por assistir a performances com tanta emoção...



1 comentário:

  1. Gatinhos e cenas em papel xD lá em casa (em Portugal) temos de ter a porta da casa de banho sempre fechada porque uma das três gatas gosta muito de transformar o rolo de papel higiénico e pequenos "flocos de neve" como tu disseste.

    ResponderEliminar