Páginas

segunda-feira, 30 de março de 2015

Síndrome do último episódio

Hoje vai dar o último episódio da temporada 5 da série The Walking Dead. Não falta muito tempo para lhe por a vista em cima. Mas pareceu-me bem falar disso antes. Apesar de ser uma série bastante promissora ao início, sinto que acabei por acompanhá-la (até daqui a cerca de duas horas) simplesmente porque sim. Não. Não é verdade. Gosto realmente da série. Por vezes irrita-me profundamente por ser tão previsível. O que me leva a vê-la, desde 2010, é a curiosidade pelo desenvolvimento da história. Óbvio. Mas não só. Fiquei bastante satisfeita com o modo como as personagens foram exploradas. Aquilo a que alguns chamam de tempo morto em alguns episódios (onde nenhum zombie e/ou personagem morrem), eu chamo tempo ganho. Sempre gostei que o passado e vida antes do “apocalipse” das personagens fosse apresentado ao espectador. Sem isso não conseguiria entender as suas acções. O comportamento que têm em relação aos zombies é transversal a todos. Também eu fugiria/mataria num cenário daqueles. Se conseguisse. Não consigo correr muito e já me cortei a cortar pão…Contudo, as relações que desenvolvem entre si são muito ricas. Mostra-nos exactamente como elas seriam caso não precisássemos de viver atrás de máscaras, convenções e regras. A justiça aqui é crua e dura. A divisão entre os “bons” e os “maus” é profundamente marcada. Matar alguém sabendo que é o mau da fita é muito mais fácil. A consciência não pesa. Sentem-se heróis. Salvadores do grupo, porque da nação, naquele contexto, é impossível. E nós não ficamos com pena. Apenas sentamos e esperamos (alguns até rezam) para que não aconteça nada de mal (morra vá) ao nosso personagem preferido. Conhecê-los também me dá oportunidade de antever o seu comportamento. É uma série sobre os vivos. Sem saber ainda como este episódio 63 vai acabar, só me resta dizer que vou ficar, novamente, meses a imaginar o futuro daqueles desgraçados. E agora vamos à vida porque a morte é certa. 
Daryl Dixon & Judith The Walking Dead

Sem comentários:

Enviar um comentário