Páginas

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Mansfield Park

Mansfield Park, 1814. Podia falar de qualquer um dos livros da Jane Austen. Escolhi este por ser o mais odiado por alguns leitores. Porquê? Por não ser a típica heroína austeana. Além disso, a história demora mais tempo a chegar a algum lado. Embora isto seja verdade, nunca percebi em que sentido é que o livro perde alguma coisa. Fanny Price, ainda criança, vai viver com os seus tios para Mansfield Park. Isto acontece porque os seus pais, com mais filhos, não conseguem suportar a sua educação. Longe dos irmãos e dos pais, passa a conviver com os seus primos e tios. Cresce e aprende com eles. Tem uma educação semelhante mas, ainda assim, é inferiorizada. Afinal, os seus familiares têm dinheiro. Ela não. Enquanto cresce, ao longo dos anos, tem como obrigação ajudar as tias nas tarefas domésticas. Isto é, fazer por elas. As suas primas vivem num mundo paralelo e fútil. Um dos primos tem constantemente um comportamento boémio. O outro, santo. Muita água correu até ao final do livro. Só aí encontramos respostas. Jane Austen criou personagens muito reais tendo em conta a sua época. Aborda a escravatura de um modo subtil. As críticas à sociedade inglesa, à semelhança dos outros livros, são bastante óbvias.

Fanny Price é uma rapariga tímida, frágil e submissa. Nunca aparece na linha da frente. Não é uma Elizabeth Bennet (Orgulho e Preconceito 1813). Não sai a correr de casa. Não ignora as tarefas que lhe são destinadas. Não opina, em voz alta, acerca do comportamento alheio. Não muita coisa. Vive nos seus pensamentos. É muito observadora e perspicaz. Tem a capacidade de perceber, desde logo, o bom ou mau carácter das pessoas. Vemos que ela não se engana. É muito ligada à tradição. Para ela, dar um passo à frente é, muitas vezes, um sacrifício. Sempre gostei da Fanny mas sempre desejei que ela se passasse da cabeça. Sintam-se inspirados!
Mansfield Park, filme de 1999 (trailer)

7 comentários:

  1. Confesso que não conhecia nem a autora nem o livro hahah
    Gostei do post e da dica!
    Um beijo

    Dicas para todas

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia este livro confesso, mas gosto muito de Jane Austen e inclusive já li algumas obras. Fiquei muito curiosa :)
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | YOUTUBE CHANNEL |

    ResponderEliminar
  3. Desconhecia! Mas agora fiquei curiosa!

    beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Ainda não li esse livro e fiquei cheia de curiosidade pois gosto sempre de ler as obras mais polémicas!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Esse eu ainda não conhecia, mas parece bem bacana. Beijos
    http://trendtotal.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia :o parece interessante,
    xx
    Blog: adonadasushi.blogspot.pt
    Nova página: facebook.com/blogdadonadasushi

    ResponderEliminar
  7. Olá, eu não conhecia.
    Parece que a Fanny é bem diferente da Elizabeth...vou adicionar a minha lista de leituras futuras. Obrigada pelo dica :)

    ResponderEliminar