Páginas

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Os erros

Somos bebés. Começamos a andar. Ou a tentar andar. Uma coisa é certa: vamos cair. Mas não faz mal porque alguém nos vai levantar e incentivar de novo. Isto repete-se tantas vezes que, com uma certa idade, achamos ridículo ter que aprender a andar. Vamos fazendo asneiras e levamos no rabo. A inocência perdoa essas coisas. Perdemo-nos na matemática mas há sempre solução. Depois vamos errando a sério. Porque errar é fácil demais. Porque as escolhas certas nem sempre caem do céu. E nem sempre existem. Errar é humano. Pois é. Costuma-se dizer que aprendemos com os erros. Nem sempre. Costuma-se dizer que, se repetirmos um erro, somos fracos (ou burros). Nem sempre um erro permite a descoberta de algo melhor, correcto. Nem sempre o correcto é o mais correcto. O erro é um estado primário repetível até ao infinito. O que acontece é que, muitas vezes, esse erro não permite várias experiências. Então, partimos do princípio que aprendemos com ele. E aprendemos. Conforme o contexto, vamos aprendendo que há erros que não merecem ser prolongados. Tanto pela sua causa como pela sua consequência.

Mas o erro também aparece noutros cenários. Quando temos um objectivo bom demais para ser esquecido. E aí, ele merece ser repetido as vezes necessárias. Podemos não chegar a lado nenhum. Mas saber que percorremos um percurso inteiro, às cambalhotas e aos trambolhões, torna-se muito mais importante. Se conseguirmos uma resposta final, óptimo. Caso contrário, falhámos melhor...


4 comentários:

  1. Olá Flor!
    Amei o seu texto, foi bem lindo e bem completo, de fato há varias formas de erros e os erros trazem lições muito uteis para nossa vida, a gente querendo ou não, amei a forma que você escreveu.


    Beijokas da Carol e da Camila :*
    www.vamospapear.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Vou estar atenta às dicas no vosso site :D

      Eliminar
  2. Obrigada pela visita ao meu blogue! Já estou a seguir o teu ;)

    kiss
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou espreitando as novas receitas, adoro coisas diferentes! :)

      Eliminar